Engenharia Diagnóstica: Inspeções prediais, Vistoria Cautelar de Vizinhança, Manuais Técnicos de Empreendimentos, Adequações à Norma de Desempenho NBR 15.575, Gestão da Qualidade nas Construções

O que é?

Como é feito?

Quem são nossos clientes?

Engenharia Técnica e Diagnóstica
O que é?

Como é feito?
Quem são nossos clientes?

Engenharia de Avaliações
O que é?

Como é feito?
Quem são nossos clientes?


1. Perícia Judicial e Assistente Técnico em Eng. Civil

1.1 O que é?

INSPEÇÕES PREDIAIS: São VISTORIAS, INSPEÇÕES e AUDITORIAS em EDIFICAÇÕES residenciais, comerciais e/ou Industriais.

Tem como OBJETIVO ANALISAR E CONSTATAR MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS nas edificações, identificando sua ORIGEM E RESPONSÁVEL.

O PRINCIPAL FUNÇÃO é dar SUPORTE ao gestor e/ou responsável pelo empreendimento em relação aos PRINCIPAIS PROBLEMAS NA SAÚDE DA EDIFICAÇÃO e principalmente atribuir PRIORIDADES NOS PLANOS DE AÇÕES pelo responsável.

Identificamos como a PRINCIPAL FERRAMENTA para trazer EFICIÊNCIA E ECONOMIA para a gestão da edificação como também segurança aos seus usuários.

VISTORIA CAUTELAR DE VIZINHANÇA: É a VISTORIA realizada nas edificações existentes e circunvizinhas ANTES E DEPOIS DA CONSTRUÇÃO de uma edificação que possa IMPACTAR DIRETAMENTE E/OU INDIRETAMENTE as edificações vizinhas.

Seu PRINCIPAL OBJETIVO é trazer SEGURANÇA às obras vizinhas, seus usuários e principalmente SEGURANÇA JURÍDICA AOS RESPONSÁVEIS pela construção da nova edificação.

MANUAIS TÉCNICOS DE EMPREENDIMENTOS: São manuais com INSTRUÇÕES de uso e manutenções, prazos de GARANTIAS e demais informações importantes aos USUÁRIOS E GESTORES dos empreendimentos RESIDENCIAIS E COMERCIAIS.

É atualmente um item OBRIGATÓRIO para o atendimento a NORMA DE DESEMPENHO 15.575, sendo assim uma SEGURANÇA JURÍDICA aos INCORPORADORAS E CONSTRUTORAS.

ADEQUAÇÕES A NORMA DE DESEMPENHO 15.575: Elaboração e realização de ENSAIOS TÉCNICOS (desempenho acústico, térmico, lumínico, segurança e outros), segundo a DIRETRIZES estabelecidas por NORMAS que compõe a NORMA DE DESEMPENHO.

GESTÃO DA QUALIDADE NAS CONSTRUÇÕES: CONSULTORIA e acompanhamento de obra na GESTÃO DA QUALIDADE em EMPREENDIMENTOS e atendimento as NORMAS DE DESEMPENHO, GESTÃO DE OBRAS para administradores de CONDOMÍNIO, desde o alinhamento do ESCOPO DE OBRA, acompanhamento nas propostas de mercado, acompanhamento de obra ATÉ A SUA ENTREGA.



1.2 Como é feito?

A Engenharia Diagnóstica se inicia com uma VISITA TÉCNICA NO LOCAL, com o objetivo de ENTENDER AS NECESSIDADES do cliente e/ou da edificação, então é traçado um PLANO DE AÇÃO o qual é submetido à APROVAÇÃO DO CLIENTE.

Uma vez APROVADO, o plano de ação é IMPLEMENTADO PELA NOSSA EQUIPE, após sua conclusão e apresentado um LAUDO E RELATÓRIO com as informações mais relevantes, de acordo com as necessidades identificadas inicialmente, sempre com o compromisso pela QUALIDADE DA EQUIPE DE ESPECIALISTAS da Santiago Soluções em Engenharia.

1.3 Quem são nossos clientes?

A Engenharia Diagnóstica é uma ferramenta fundamental para GESTORES DE CONDOMÍNIO, CONSTRUTORAS, INCORPORADORAS e GESTORES DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS E INDUSTRIAIS, SHOPPING CENTERS e todos aqueles que tenham interesse em ECONOMIA NA GESTÃO DA EDIFICAÇÃO.




2. Engenharia técnica, diagnóstica e avaliações

2.1 O que é?
Desenvolvimento de um estudo das manifestações patológicas apresentadas nas edificações, documentadas em laudos e com propostas de soluções das patologias.

Elaboração de laudos de desempenho das edificações, em adequação a Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575.

Vistoria em edificações, entrega de empreendimentos condominiais, vistorias para preservar a garantia do imóvel diante das obrigações da construtora e/ou construtor.

Avaliação de imóveis é a determinação do valor justo ao imóvel avaliando, respeitando as premissas estabelecidas pela NBR 14.653.


2.2 Como é feito?

Engenharia técnica e diagnóstica são vistoriais realizadas na entrega do empreendimento ao condomínio ou proprietário, com o estudo das instalações, equipamentos, construção e demais necessidades do cliente.

As vistorias são realizadas em condomínio verticais, horizontais, loteamentos, construções comerciais, residenciais e industriais.

Em laudo é apontado as patologias que devem ser corrigidas pelo responsável da construção (construtoras e/ou construtores).

Quem são nossos clientes: condomínios verticais e horizontais, construtoras, construtores e proprietários de imóveis.

A avaliação de imóveis é realizada com visita ao imóvel avaliando, pesquisa mercadológica e elaboração de laudo segundo as diretrizes da NBR 14.653, por meio de inferência estatísticas (regressão linear) e uso de softwares específicos.

A consultoria e avaliação é realizada na avaliação de terrenos, casas, apartamentos, industrias, construções e revisionais de aluguéis.


2.3 Quem são nossos clientes?

Prefeituras, bancos, industrias, investidores, pessoas físicas e jurídicas.


3. Engenharia de Avaliações


3.1 O que é?

A ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES é a aplicação dos estudos de ENGENHARIA CIVIL e CIÊNCIAS ECONÔMICAS para a DETERMINAÇÃO DO VALOR DE UM BEM, analisando suas CARACTERÍSTICAS DA CONSTRUÇÃO, estado de conservação, localização entre outros fatores físicos, além das influências do cenário econômico, mercado de oferta e procura e demais FATORES ECONÔMICOS.

A ciência de avaliação de imóveis é uma atividade atribuída À ENGENHEIROS E ARQUITETOS, assim descrito na própria NORMA DE AVALIAÇÕES DE BENS: 14.653-1.

“3.1.17 Engenharia de Avaliações – Conjunto de conhecimentos técnicos-científicos especializados, aplicados à avaliação de bens por arquitetos ou engenheiros”




3.2 Como é feito?

É realizado uma VISITA TÉCNICA ao IMÓVEL avaliando, analisando suas CARACTERÍSTICAS, estado de conservação, acabamento entre outros e FATORES que possam INFLUENCIAR O SEU VALOR (localização, acabamentos, desenvolvimento da atividade econômica da região entre outros), com registro de fotos e análise de documentos.

Também é realizado o ESTUDO do CENÁRIO ECONÔMICO no momento da avaliação do imóvel entre outros fatores que possam INFLUENCIAR O SEU VALOR DE VENDA.

Todas as informações são analisadas por meio de SOFTWARE ESPECIALIZADOS DE AVALIAÇÃO DE BENS, estudo e aplicação de inferências estatísticas com o objetivo de identificar o MELHOR MODELO que reflita o VALOR MAIS JUSTO ao imóvel avaliando.




3.3 Quem são nossos clientes?

A ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES é uma ferramenta fundamental para LOCADORES, LOCATÁRIOS, PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS, BANCOS, PRODUTORES RURAIS, CONSTRUTORAS, INCORPORADORAS, ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA, PROVEDORES DE CRÉDITOS FINANCEIROS entre outros interessados em compra, venda e alienação de imóveis.

Abir chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?